sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Hoje há Bicicletada nas Pontes

Hoje, 18h, vamos todos para as Pontes fazer a festa da Bicicleta em Aveiro.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Hotéis recebem bicicletas para cativar turistas



Notícia de O Aveiro
Hotéis recebem bicicletas para cativar turistas -Rota da Luz e Associação da Hotelaria firmaram protocolo

Os hotéis da região de Aveiro vão receber, desde já, 100 bicicletas para oferecer aos turistas que decidam alojar-se mais uma opção para conhecerem as cidades. A medida resulta de um protocolo assinado na terça-feira entre a Região de Turismo Rota da Luz e a Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro (AHRDA).
Numa primeira fase, serão distribuídas 100 bicicletas pelos vários concelhos do litoral aveirense, nomeadamente Vagos, Ílhavo, Estarreja, Ovar, São João da Madeira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Águeda e Oliveira de Azeméis. A excepção é Aveiro, onde se irá apostar no incremento das já existentes ‘bugas’.
Posteriormente, a intenção é alargar a abrangência do projecto aos concelhos do interior do distrito, onde existe um declive maior, que se irá reflectir noutro tipo de bicicletas. À Rota da luz compete o fornecimento das bicicletas, enquanto que a AHRDA se ocupará da gestão da sua utilização.
As bicicletas serão de uso gratuito e, apesar dos circuitos que serão elaborados para os turistas, os percursos serão livres. Segundo Pedro Silva, presidente da Rota da Luz, este protocolo insere-se na aposta da Região de Turismo numa oferta com um valor diferenciador, construído na base de um turismo "afável e ligado ao ambiente". "O turismo tem de ter essa dimensão sustentável", defende.
Mobilidade alternativa
A aposta neste projecto, cujo investimento da fase inicial é de dez mil euros, visa também "fidelizar" os visitantes, ultrapassando a dimensão do mero excursionista e promovendo o prolongamento da sua estadia. Por isso mesmo, as bicicletas destinam-se exclusivamente "a quem fica" alojado e decide explorar melhor a região.
Óscar Damaya, presidente da AHRDA, considera que o projecto de mobilidade alternativa "Rodas da Luz" é "inovador" e vem criar condições para "aumentar a estadia". "Vai ser possível criar pequenas rotas e satisfazer os clientes. Estamos muito satisfeitos, acho que este trabalho está a dar frutos", comentou durante a assinatura do protocolo.
Além dos hotéis, as bicicletas, que também contemplam exemplares para os mais novos, vão ser colocadas noutros tipos de alojamento, como estalagens, pensões, casas de turismo rural e de habitação.
"A nossa região esteve muito parada durante muito tempo e esta inovação e trabalho em conjunto tem originado toda uma melhoria. Não é por acaso que estamos entre as três melhores regiões de turismo do País", conclui Óscar Damaya.
ed. 807, 09 de Agosto de 2007

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Boas férias!



Dia 31 de Agosto (sexta) - 1.º Bicicletada - 18h, junto às Pontes.
Até lá boas férias!